351 213 936 844 seguranet@dge.mec.pt

CÓPIAS DE SEGURANÇA

É fundamental fazeres, regularmente, cópias de segurança de ficheiros importantes para um disco externo, um serviço de armazenamento externo ou para uma pen drive. A proteção, no mundo virtual pode ser um pouco trabalhosa, mas é determinante para evitar transtornos maiores.

Quando devo fazer cópias de segurança?

Deves ter por hábito realizar, regularmente, cópias de segurança dos ficheiros. Todos os dados que sejam difíceis de substituir com facilidade, devem estar presentes na cópia de segurança. Por isso, deves fazer uma lista dos ficheiros a incluir nessa cópia. Nota que existem muitas formas de, inadvertidamente, perderes informações guardadas num computador: uma sobrecarga de corrente, relâmpagos, inundações ou, por vezes, a simples falha do equipamento.

Se fizeres cópias de segurança regulares dos teus ficheiros e os mantiveres noutro local, podes conseguir recuperar alguma informação, se não toda, no caso de acontecer algum problema com os originais que tens no computador.

Que dispositivos devo usar para fazer cópias de segurança?

Existem diversos tipos de armazenamento externo para guardar as nossas cópias de segurança. Eis alguns dispositivos de armazenamento e locais a considerar.

Pen drive: é como um pequeno disco rígido, com alguns centímetros de comprimento, que se liga ao computador através de uma porta USB. Pode conter vários gigabytes de dados.

Disco externo: é um disco rígido que é utilizado através de uma porta exterior ao computador. Dispositivos extremamente úteis para fazer backups dos discos dos computadores e para mover dados entre computadores.

Serviço de armazenamento online: permite-te guardar ficheiros online (em linha). Se tiveres acesso à Internet, podes transferir os ficheiros do site de armazenamento online sempre que necessitares.