SEXTING/RELATIONSHIP
O termo Sexting resulta das palavras em inglês ‘sex’ (sexo) e ‘texting’ (envio de SMS). O Sexting é a troca de dados íntimos e sexualmente explícitos. Estes dados poderão ser trocados através de mensagens de texto, fotografias ou vídeos, usando diversos tipos de aplicações e serviços. Os indivíduos que têm esta prática, são designados por sexters. Esta prática é realizada por pessoas de todas as idades e implica sérios riscos para quem a pratica.
Por que razão alguns jovens praticam sexting?
Na maioria das vezes, os jovens enviam imagens ou mensagens íntimas no âmbito de uma relação amorosa, pretendo com isso:
- Enviar uma “prova de amor” ao/à namorado/a.
- Afirmar autoconfiança exibindo o corpo de forma sedutora.
- Satisfazer o pedido do namorado/a.
- Satisfazer a curiosidade natural de explorar o mundo da sexualidade-
Que riscos correm os jovens que praticam Sexting?
Provavelmente, os jovens não pensam nos riscos que correm ao abdicar, desta forma, da sua privacidade. Confiam na descrição do/a namorado/a a quem enviam este tipo de material, acreditando que o vai manter privado. Mas não será que esta confiança no outro uma atitude ingénua e perigosa? A partir do momento em que um jovem envia este tipo de material a alguém, a decisão de o manter privado deixou de lhe pertencer.
São muitos os casos em que o destinatário das mensagens atraiçoa a confiança que nele foi depositada e que divulga esse material junto dos amigos/as ou até mesmo nas redes sociais, dando origem a uma situação de Ciberbullying.
Noutras situações, quando a relação amorosa termina, o destinatário desses conteúdos usa-os para chantagear o/a parceiro/a, ameaçando que os divulga junto dos seus familiares e amigos. Em situações extremas, poderá exercer Sextortion sobre a vítima.
Como posso evitar esses riscos?
Só há uma maneira de evitar este tipo de riscos: NÃO pratiques Sexting.
Lembra-te de que, a partir do momento em que envias este tipo de conteúdos para alguém, abdicaste da tua privacidade. A decisão de os manter privados, deixa de te pertencer.
Adaptado de: https://wecareon.com/o-que-e-o-sexting/ (consultado em 15/4/2020)